Os burocratas de rugas suadas usam jovens galãs e garotas gostosas para fazerem a coleta de milhões de dólares na economia que circula ao redor do entretenimento. As boy-bands são o exemplo mais evidente dessa prática. Mas eu gostaria de jogar luz em outras coisas correlacionadas.

Como existe uma quantidade gigantesca de pessoas em busca da fama, com a ilusão de que ela, a fama por si só, seja capaz de aquecer seus corações no fogo que é alimentado pelo dinheiro, e isso somado à pressa do público para conhecer "as coisas novas", então os coroas suarentos dos bastidores têm o único trabalho de escolher algum aspirante à fama, vestí-lo com uma roupa bonita, masterizar a gororoba sonora que o cara faz e despachar pro mercado. O público compra, o mercado pirata engole uma fatia do bolo e o fantoche consegue manter a fama por 15 dias. Beleza.

O grande problema é que nem sempre, devo dizer que quase nunca, o escolhido pelo burocrata é uma pessoa com presença artística genuína e original, o pretendente a "artista" é só uma "pessoa normal" imitando os trejeitos consagrados por alguém mais famoso que ele. Por isso, por essa falta de espírito iluminado, por essa fraqueza de CHI, por essa insegurança em si mesmo, quando exigido, o cara só alcança curtos lampejos de "presença forte" e logo volta ao seu estado de "pessoa normal".

Aí é que entra o trabalho do editor de vídeo-clipe. Por que é muito caro produzir um clipe bacana de 5 minutos ? Você acha que são os custos com o aluguel de uma locação ? Você acha que é o cahê dos figurantes ? Você acha que é a gasolina do motorzinho que faz a grua andar pra lá e pra cá ? Você acha o quê, que é o cachê das putas que ficam à disposição "dos caras da banda" no trailer ? Não. Essas coisas podem fazer um clipe custar um tanto, mas para chegar a ser muito caro, ele precisa se apoiar muitos metros de negativo de filme. Sabe aquele papo de "nós filmamos várias vezes a mesma cena para depois escolhermos a melhor" ??? Pois é, aí é que se esconde o segredo do tamanho das cifras de um clipe. E não pense que toda essa metragem é por prudência...

O diretor filma diversas vezes a mesma cena só para conseguir, numa dessas tentativas, aqueles momentinhos em que o futuro famoso consegue elevar o seu espírito a ponto de se tranformar em uma presença marcante. Se você reparar bem, num clipe não existe take maior do que 5 segundos, pois o "artista" não sustenta tanta energia por mais tempo que isso. Depois de filmadas, as cenas caem nas mãos do editor, que trabalha duro para pinçar estes segundos de aura radiante.

No desenho animado Os Cavaleiros do Zodíaco frequentemente você vê um cavaleiro falando em queimar o seu cosmo para conseguir disferir um golpe mais poderoso. É justamente disto que eu estou falando, a polidez do espírito que nos dá poderes especiais, a liberação do kundalini. Não existe "linguagem moderna", o que existe são pessoas ordinárias sendo maquiadas como pessoas brilhantes e fazendo dinheiro com esse mecanismo.

(as opiniões expostas neste texto são de uma das minhas múltiplas personalidades, eu não quero ser culpado por uma coisa que eu mesmo escrevi, hahaha!)