Friday, July 29, 2005


Acho que esse carinha aí deve ser um policial...

Tuesday, July 26, 2005

Em 1997 eu estava no 3º ano, estudando no Nobel e lá a maneira para distinguir as salas e as turmas é a seguinte: para o primário usa-se a letra "P" e para o segundo grau, a letra "S", variando, daí, a série e o número da turma correspondente, por exemplo, P51, P52 e P53 são turmas do primário, da quinta série. P72 e P73 são do primário e da sétima série. Como eu disse anteriormente, em 97 eu estava no terceiro ano e a minha turma era a S32. Para a camiseta da nossa sala eu fiz alguns estudos de logotipo (ainda sem o uso do computador, hehehe!) e que acabei reencontrando aqui enquanto revirava uma papelada antiga. Scaniei e posto a seguir:

Sunday, July 17, 2005

Teste (teste você) de interpretação de texto:

Oi (incrível como esta palavra é recorrente em começos (engraçado nós podemos colocar "começos" no meio de frases) de sentenças) gente (se você é gente, então eu acho que tenho bom poder de dedução, não?), este parágrafo (claro que é este parágrafo, queria que fosse outro (o que é (o verbo ser é muito interessante, seu radical é bem filosófico, mas vamos deixar esta discussão para outro período) o outro? questões filosóficas (eu já disse que gosto de filosofia?) que não cabem neste parágrafo (não pude evitar a repetição desta palavra (quantas vezes eu já disse "palavra" (mais uma vez) aqui?), mas tudo bem), então deixemos pra lá) contém (sempre me confundi (espero não me confundir de novo (espero não me confundir em todas as vezes que me referirir a "confusão" (tomara que eu não me distancie muito do foco principal do texto (já pensou se você pudesse ler isto, em tempo real, enquanto eu escrevo?) enquanto escrevo isto) enquanto escrevo isto) enquanto escrevo isto) na escola entre os sinais (sinais da matemática, não falo de sinais (sinais de trânsito? naahhh...) de pele) de contindo e contém) uma estrutura comum (as pessoas mais inteligentes (você acha que a inteligência é artigo de luxo (rapaz, que loucura essa história da Daslu (caramba, ficou um "dadá" (será que pintores dadaístas freqüentariam a Daslu?) nesta parte do texto), hein?) ?) sempre procuram coisas incomuns), mas serve (servirores públicos normalmente têm má vontade) como estrutura para (você às vezes não acha que "para" deveria ter acento (de acentuação, não de pôr a bunda (bundas de mulheres gostosas (aaahhhhhhh...) são coisas espetaculares (você se lembrou do esporte (falando nisso, o que eu mais gosto é o ciclismo (é bem verdade que eu diminui a quantidade dos meus passeios sobre duas rodas, culpa dos muitos desenhos que eu tenho que fazer, todos os dias, toda hora. Mas eu não estou reclamando, adoro a minha profissão), mas também curto bastante o basquete) espetacular, da Globo?), não acha?) no acento)agudo no primeiro "a"?) a demonstração de como o jeito "descolado" (como se existisse o jeito "colado" de ser) de escrever (a escrita transmite dados muito bem, a não ser quando é feito desta forma, com milhares de parênteses um dentro do outro e um atrás do outro) pode (gosto de possibilidades) ser (ahhh, o verbo ser, isto é ontologia pura!) chato e cansativo.
Hélsius, o empreendedor

Hésius precisava de um exército para poder conquistar o coração da floresta, governada pelos orelhas-verdes. Sem hesitação, foi ao palácio real pedir uma audiência com o rei, mostrar as vantagens daquela região e se prontificar a dar metade de todas as riquezas que ele extraísse de lá. Mas o rei estava viajando e só retornaria dali a 20 luas. Hélsius pensou em conversar com a rainha, mas dizia a boa educação que cavalheiros não dirigiam a palavra a uma mulher sem que esta estivesse acompanhada de seu marido. "Então que corram as 20 luas como um corcel salvando a própria vida", desejou o rapaz.


12 luas depois, a notícia de que o rei havia sido decapitado fora trazida pelo mensageiro mais veloz de sua majestade. Indignado, Hésius mandou um dos seus conselheiros ao palácio entregar à rainha uma carta em que lhe dava os pêsames pela perda, e pedia desesperadamente uma tropa de arqueiros e 2 mil soldados bem armados para a invasão do coração da floresta, como ele queria já há algum tempo. Sob uma imensa pressão, a rainha absteve-se da decisão e exigiu que seu filho, o prícipe Aahaah, de apenas 7 anos de idade, fosse coroado rei. 3 luas depois, Aahaah era o rei mais jovem até então.

Hélsius conseguiu seu exército, dado pelo inexperiente rei. Planejou a estratégia de ataque e partiu para o coração da floresta. Chegando lá, fora recebido com bebidas finas e comida farta. Ele não se deixou cair na armadilha, desenbanhou sua espada e anunciou a guerra. Os orelhas-verdes responderam com bravura, mas não sustentaram a luta por mais de 10 minutos. O exército emprestado pelo rei novato era muito bom. O coração da floresta agora pertencia a Hélsius.


A nova cultura alastrou-se por mil quilômetros, e em apenas 5 meses, os orelhas-verdes já estavam completamente integrados ao grande reinado. Certo dia o representante daquele povo mandou um comunicado ao jovem rei, agradecendo-lhe por ter trazido a luz às sua terras e, em resposta, mostrando honestidade e elegância, disse que ele deveria agradecer a Hélsius.

Friday, July 15, 2005

------------- os corruPTos ------------------------

Você já se conscientizou politicamente ? Pois eu sempre fui politizado, mesmo na ATITUDE de não tomar partido algum de algum partido. Desde que eu fui forçado a me tornar um eleitor e, em seqüência, obrigado a votar em todas as eleições desde 1996 (quando fiz 18 anos), eu voto nulo. Primeiro porque, antes de ser a favor ou contra um cadidato, eu sou contra a obrigatoriedade do voto. E em segundo porque não são mais os partidos (ou candidatos) políticos que resolverão as coisas que têm que ser resolvidas. Qualquer um que seja eleito terá que pôr os pés no chão e as rodas nos trilhos, seguindo a cartilha da conjuntura internacional. As estruturas estão amarradas, a economia mundial marcha de uma determinada maneira e se você não aprender a fazer a mesma coisa em uníssono, é expulso da tropa. Se um soldado levanta o dedo e pede explicações de maneira agressiva, também é expulso da tropa. Se outro soldado acha errado marchar daquela forma, ele deve, antes, elevar a sua patente até que possa impôr o seu próprio ritmo a um batalhão. Enfim, estes são assuntos para outro texto, abri com este parágrafo só para situar bem o que está em volta das escolhas políticas e para mostrar que não importa se você vota em beltrano ou em cicrano, todos eles (generalizando) vão trabalhar da mesma maneira, não só pela roubalheira, mas porque não há como mexer na estrutura da economia mundial. Como distinguir entre o político honesto, o político eficiente, o político ladrão, o político incapaz, o político "salvador" e o político com as filhas mais bonitas ? Existem milgares de critérios que você pode adotar para poder dizer "estou votando certo, desta vez", mas ainda antes de dar seu voto, você precisa dos dados para processar segundo seus critérios, e de onde você tira estes dados ? Do horário político na TV ? Da imprensa ? São tantas variáveis que você pode estar votando certo quando vota errado, ou votando errado mesmo quando deveria votar em quem você votou. Eu acho que só estando lá na toca do lobo para conhecer, de verdade, quem é quem. Você está lá ? ...eu não, então eu voto nulo.

Posto isso, agora a bomba que foi disparada e ainda está explodindo: o mensalão. O governo tenta governar e dar um rumo ao país para ele crescer direitinho. Mas os deputados suarentos trancam as boas idéias naquelas votações intermináveis porque quem deu a idéia foi um carinha do outro partido. O governo não consegue governar deste jeito e o país fica esta merda. Então para que as boas idéias passem pra frente e sejam aplicadas, eles dão uma mesada a esses deputados mesquinhos, dão o "mensalão". Beleza, é assim que deve ser, o Brasil só sai ganhando porque as idéias são impostas não pelo judiciário, nem pelo executivo, mas pelo poder do dinheiro. O único problema é que essa grana toda quem paga é você, contribuinte.

"Ora essa, eu não acho ruim, desde que a pauta de votações ande pra frente e as boas idéias sejam executadas..."

Ah é ? Certo, aí as idéias passam, mas falta grana para colocá-las em prática, caceta ! Fulano tem um projeto de lei que vai fazer a inflação e os juros cairem, o salário mínimo chegar a 3 mil reais e acabar com os meninos de rua sem que sejam escondidos debaixo do asfalto, dando educação e abrigo pra eles. Mas que maravilha, os políticos têm boas intenções, hum ? Mas e a grana ? Você junta as cifras para construir os abrigos e as escolas, mas o projeto de lei não é aprovado porque os deputados não receberam o mensalão, ahá !!! Aí você paga aos deputados, a boa idéia passa mas na hora de construir mesmo, a grana acaba, e aí você tem obras incompletas bem bacanas pra servirem de locação para um clipe modernoso de uma banda industrial. Ora ora... boa bosta !

Onde é que está o grande problema nessa coisa toda ? O governo paga o mensalão e, quando isso é descoberto e mostrado ao povão, todo mundo fica boquiaberto com as tais denúncias de corrupção, mas na verdade o mensalão é o KY que lubrifica a máquina do estado. Em parte para te foder mais gostosinho com o contribuinte e em parte para tentar fazer com que os projetos de lei (ou seja lá o que for) saia do papel. O mensalão é bem-intencionado, cacilda !!! Temos que apoiar o mensalão !!! O cerne do problema são os deputados mesquinhos que só deixam a locomotiva andar se receberem uma grana sensacional. Se estes deputados fossem expulsos de suas salas climatizadas, jogados na sinaleira pra fazer malabarismos e gente realmente honesta os substituíssem, aí tudo bem, o mensalão seria desnecessário.

Ano que vem tem eleição. Estas CPIs instauradas no Brasil vieram num momento bastante oportuno, porque todas estas imagens dramáticas que vemos na TV, bem fresquinhas, com certeza serão usadas no horário-político-gratuito que está por vir, para fazer com que você vote em quem eles querem que você vote. Ahá ! Que grande oportunidade de ver as artimanhas acontecendo ao vivo, neste momento !!!

Mas oportunidade maior, e que eu ainda não vi nenhum partido, ou meio de comunação destacar para a população, é que o PT sempre botou banca de partido limpo, do tipo "conscientizado", honesto, sério, o partido da esperança, da mudança e da comoção infanto-juvenil. Enquanto que na verdade ele é só mais um partido ordinário feito por engravatados suarentos enganando o povo de maneira ainda mais inescrupulosa do que estamos acostumados.

O político regozijando-se:


Eu vou votar nulo no ano que vem, claro !

Tuesday, July 12, 2005


Este sou eu, usando uma gravata como a descrita numa das melhores músicas de Jorge Ben.
------------------ FODAM-SE CRIATURAS DESRESPEITOSAS !!!!! ----------------



É uma merda ser pontual e rigoroso com o cumprimento de horários. Mas por mais que eu esteja nadando contra a corrente num Mundo onde o desrespeito com o tempo (só porque ele é invisível) é tolerada e quase que institucionalizada, tendo a certeza de que estou sendo correto, faço questão de continuar sendo respeitoso com horários. Considero os atrasos uma espécie de palavra frouxa. Fulano diz que vai estar em tal lugar em tal horário, e chega atrasado, ou seja, não cumpriu a palavra.

Cacilda, é tão difícil assim se programar para não se atrasar ? Por que as pessoas acham "simpático" se atrasar ?

A mesma "veia" em que corre a corrupção tão execrada por todos, quando ocorre na política, corre também a linfa do atraso. As pessoas pensam: "só mais 5 minutinhos" e nestes pequenos vícios o atraso se acumula e se transforma em desrespeito. As duas coisas têm a mesma raiz. A corrupção na política tem o radical "desrespeito" com sufixo "ética". O atraso tem o mesmo radical "desrespeito" mas com o sufixo "tempo". Eu não entendo como alguém pode achar que atraso são coisas corriqueiras e que deva ser incorporado como natural. Acho que, quando marcar horários, eu deva especificar da seguinte maneira: "Nos vemos às 16:20 em ponto, ou, se você quiser se atrasar 30 minutos, o horário passa a ser 15:50".

Saturday, July 09, 2005



A construção em ruínas acima é o que restou do templo grego para o deus Oknerós Amphisbetésimos, da preguiça e da indecisão.
Isso na grécia. Mas ele também foi cultuado entre os romanos, como Pigrus Dubbius (chamado às vezes de "Inespiritus" ou "Desanimus").
A finalidade de um templo para ele era fazer-lhe oferendas para que ele justamente ficasse satisfeito e fosse embora.

E coincidentemente havia um deus quase igual entre os bárbaros germanos chamado Zweifelhaft-Faul. Chamado pelos igualmente bárbaros saxões de Lui.

Ainda bem que o templo está em ruínas.

Wednesday, July 06, 2005

Saturday, July 02, 2005

Cena do aniversário de Fernanda Breta (desenho meu olhando uma foto):
A dra. Breta, minha musa, fez 30 anos em Abril último e desde então, até agora, eu faço desenhos relacionados a esta festa. Alguns em cima das fotos que ela me manda, e outros que são da HQ que fiz baseado nos acontecimentos que ela me contou:

Acima você vê uma cena da parte 2 da trilogia em quadrinhos que estou fazendo e que pode ser lida aqui.