Tuesday, June 26, 2007

Saturday, June 23, 2007

Thursday, June 07, 2007

- A História de Taviolippa e suas Mulheres -

1

Lúcio Taviolippa conheceu duas gêmeas muito bonitas na sua época de no colégio, e começou a namorar com uma delas. Elas sempre se vestiam com as mesmas roupas, e cortavam o cabelo do mesmo jeito. Quando da sua festa de 18 anos, Lúcio se surpreendeu ao ver a namorada tirando do armário a irmã, que lhe disse que ele teria uma noitada fenomenal com "duas" dela mesma. Esta história era contada com tanto entusiasmo e saudosismo pelo próprio Lúcio, hoje o maduro senhor Taviolippa, para sua atual esposa, a jovem senhora Nêdala, que certo dia ela preparou uma surpresa semelhante para o marido: tirou de debaixo da cama uma outra mulher igual a ela mesma, inclusive com a mesma roupa e, o mais impressionante, com a mesma mancha pouco acima do olho esquerdo. Taviolippa perguntou: "você tem uma irmã gêmea, minha querida???", e logo ela respondeu: "não, eu fui numa copiadora e fiz outra de mim mesma". Ele se divertiu muito com a resposta (e com as duas mulheres) naquele momento (e por toda a noite).
..

2

3 semanas após um convívio excelente, uma das versões de sua esposa lhe diz que quer fazer uma viagem de 6 meses, para estudar os pássaros de bico amarelo da Miluimânia. O mesmo foco de interesse de sua amada Nêdala. Ele pensa que o comunicado era uma maneira gentil de se despedir deles, afinal, aquela mulher idêntica à sua esposa devia ter sua própria vida em algum lugar. E assim ele se despediu com um abraço carinhoso e um beijo na testa.
..

3

6 meses depois, a cópia de Nêdala Taviolippa reaparece por lá, dizendo que foi um erro ter viajado para estudar os pássaros da Miluimânia, pois a carência havia lhe pregado uma peça, e ela tinha dormido com um dos biólogos da expedição miluimês. Chorosa, pedia desculpas a Taviolippa que, incrédulo, respondeu: "moça, você é idêntica à minha mulher, mas eu não te conheço, você não me deve nada. Está tudo bem, pare de chorar". Ela disse que não, que ela era a sua mulher, Nêdala, a outra é que não. Lúcio Taviollipa ficou muito confuso, pois quem havia ficado em casa, nestes 6 meses, reconheceu e repetiu todos os hábitos do casal, sem que qualquer coisa fosse ensinada e nunca demonstrou quaisquer falhas de memória.
..

4

As duas mulheres, idênticas, conversaram e explicaram que, de fato, eram a mesma pessoa até 6 meses atrás, quando a Nêdala "original" descobriu um serviço de duplicação, relativamente barato, limpo, decente e rápido, e fez outra Nêdala. Inclusive, tinha guardado no seu pendrive o "log" dos softwares que precessaram a duplicação. Era a prova da prova. Agora ficou claro para Taviolippa que fazer a distinção entre cópia e original era desnecessário, ambas eram a sua mulher. Uma que havia ficado com ele, e outra que viajou, o traiu e que parecia ainda gostar do colega biólogo da Miluimânia.
..

5

Sabendo que as duas mulheres eram duas versões da mesma pessoa e que não havia diferença entre "original" e "cópia", a dificuldade agora era distinguir seus sentimentos. Traído por uma delas, mas ainda amando e confiando na outra, sendo que ambas eram a mesma pessoa, Lúcio Taviolippa não conseguia tomar uma decisão, afinal, se uma foi capaz de traí-lo, a outra também seria. E como julgar ou punir alguém só por ela ser capaz de fazer alguma coisa que não fez, ou que ainda não fez ? Seria justo brigar com a versão fiel, e se separar de ambas, mesmo que esta não merecesse qualquer castigo ? Se as duas eram a mesma pessoa, tendo apenas quase 7 meses de experiências distintas, será que uma delas jamais seria capaz de fazer o que a outra fez ? E se uma foi suficientemente decente e sincera com ele, então a outra também teria dignidade de igual medida ?
..

6

Depois de um dia inteiro de fossa, Taviolippa decidiu perdoar a versão infiel de sua esposa, e quando ele comentou "seria melhor que nada disso tivesse acontecido", ouviu imediatamente a sugestão da Nêdala traidora: "meu amor, por que nós não vamos até a empresa de duplicação e pedimos que nós duas sejamos reintegradas numa mesma mente novamente?". Taviolippa ponderou um pouco e suas esposas insistiram um tanto. Um pouco de ponderação versus um tanto de insistência, que resultado isso pode ter ? Claro que ele acabou concordando, sem saber o que elas queriam fazer de verdade.
..

7

Chegando na empresa de duplicação, Taviolippa quis saber o que eles fazem com as cópias defeituosas. O operador da máquina de duplicação disse a ele que, quando as cópias apresentam defeito, são imediatamente reintegradas à matriz sem qualquer dano. E quando isso ocorre com animais ou pessoas, a transferência é apenas mental, com um pequeno probleminha de mentes duplicadas, mas cuja correção é automática, em dois ou três dias a experiência da existência extra é interpretada como sonho pela pessoa. O corpo sem mente é doado para transplantes. Pronto, era isso mesmo que o trio queria fazer, reintegração de duplicatas, no caso, apenas das duas mentes.Taviolippa mostrou suas duas mulheres, disse que elas eram a mesma pessoa, que estavam em duplicata já há 8 ou 9 meses e gostaria de reintegrar as duas numa só. O diretor da empresa fez a ressalva de que, como elas viveram por muito tempo em duplicata, as experiências eram numerosas demais para serem reincorporadas numa mesma mente com sucesso. Se isso fosse feito, a mulher ainda conseguiria separar as duas mentes. Seria como ter dupla personalidade, só que, neste caso, duas personalidades iguais.
..

8

A versão de Nêdala que tinha viajado queria ficar com o colega biólogo da Miluimânia, mas ela não podia revelar isso para seu marido porque, se o fizesse, ele poderia passar a suspeitar da fragilidade do amor da outra Nêdala também. Ela precisava cair fora, mas sem magoar Lúcio, por quem ainda mantinha um grande carinho, e ao mesmo tempo sem prejuducar a relação dele com a duplicata, a quem ela amava muito, afinal, era outra de si mesma. Então as duas Nêdalas planejaram o seguinte: o trio vai à empresa de duplicação e simula a transferência de mentes, Taviolippa vai embora com a duplicata que, ele supõe, contém também a mente da outra duplicata e deixa, sem saber, a Nêdala traidora seguir sua vida sem qualquer remorso. A execução do plano foi um sucesso, e eles viveram felizes até quando deixará de ser deselegante comentar o fim do casamento dos outros.
.
FIM